Projeto arquitetônico: principais inspirações para 2022

Compartilhe

Nos últimos dois anos, a arquitetura evoluiu rapidamente. Com a pandemia de covid-19, espaços confortáveis, aconchegantes e que transmitem bem-estar se tornaram uma prioridade. Essa nova característica segue influenciando cada projeto arquitetônico. Por isso, vamos compartilhar as principais inspirações e tendências para 2022. Continue a leitura!


Tempo de leitura: 3 minutos


Após o período de isolamento social, as experiências com os lares foram ressignificadas. Atualmente, cada vez mais, as pessoas buscam sensações de aconchego e bem-estar nos detalhes de suas casas. Sendo assim, a arquitetura ganhou ainda mais força, promovendo seu papel de criar conexões entre os moradores por intermédio de experiências e de sensações. Continue a leitura e conheça as principais inspirações para projetos arquitetônicos em 2022!


Tópicos que vamos abordar

  • Projeto arquitetônico: tendências em 2022
  • Ambientes Comfy
  • Cantinho de relaxamento


Projeto arquitetônico: tendências em 2022

Entre as principais tendências do ano, estão os ambientes funcionais, que somam inteligência, tecnologia e decorações sensoriais para agregar qualidade de vida à rotina dos moradores. Os lares, cada vez mais, são encarados como reflexo da personalidade dos moradores, e, portanto, todos os detalhes importam, como aponta o Pinterest Predicts.


Apesar da busca por ambientes personalizados e exclusivos, alguns pontos-chave são comuns. Confira, abaixo, algumas dessas tendências.

Mais verde nos ambientes

A presença do verde para transmitir a ideia de ambiente arejado e tranquilo é uma forte aposta. Desde as plantas e as flores até a cor em objetos de decoração, o verde está em alta. Essa é uma forma de provocar a sensação de proximidade com a natureza, fator que proporciona aconchego e bem-estar.

Cores que transmitem calma e conexão

Ainda com intenção de criar atmosferas tranquilas e aconchegantes, as cores que surgem como tendência do ano apresentam características orgânicas. Entre as que ganham protagonismo nas escolhas, podemos citar os tons de verde mais foscos, que trazem uma sensação de equilíbrio, remetendo à saúde física e mental e criando atmosferas naturais; o azul suave, que cria ambientes intimistas, alegres e leves; os tons acinzentados com tonalidades de verde na composição, que, além de modernos, agregam serenidade e sofisticação. 


Além disso, os tons neutros e terrosos estão em destaque na mobília e na decoração. Esses tons, que lembram madeira, também se inserem na tendência de ambientes mais orgânicos. Sendo assim, a paleta de cores auxilia a criar aconchego e intimidade nos espaços.

Isolamento acústico

O isolamento acústico em residências é uma das necessidades atuais. Por isso, entre as tendências de projetos arquitetônicos, estão materiais, acabamentos e mobiliários que contribuem para a redução de barulhos externos. 

Além de portas, janelas e da construção em si, os acabamentos, como pisos e revestimentos, fazem toda a diferença para evitar barulhos externos. 

Além disso, móveis, cortinas, puffs e tapetes, que também são elementos que colaboram para esse fim, são sempre planejados pelos arquitetos responsáveis pelo projeto.  

Iluminação

A arquitetura de interiores, para criar o aconchego tão buscado nos projetos contemporâneos, investe muito nos aspectos luminotécnicos. Lâmpadas, jogos de luzes e abajures dispostos de maneira adequada transformam, totalmente, a vida do local. Cada ambiente apresenta suas próprias necessidades, mas contar com a opção de acionar luzes baixas, intimistas e quentes é indispensável. Afinal, criam mais proximidade e conexão.

Formas orgânicas

Também nos destaque das inspirações para este ano, encontram-se as formas orgânicas – ou seja, paredes e móveis curvos, designs irregulares e com linhas,  móveis em madeira e acabamentos arredondados, por exemplo. Espaços com essas características geram maior sensação de contato com a natureza e um olhar para a essência. “Menos é mais” traduz muito o estilo.

Ambientes Comfy

Bom, como já foi possível perceber, a arquitetura evolui constantemente para agregar conforto. Sendo assim, o termo comfy diz respeito ao atual momento, em que essa característica de busca por conforto está extremamente presente. 

Atualmente, entende-se o quanto os ambientes influenciam a qualidade de vida e as sensações dos moradores. Por isso, transmitir leveza, aconchego e bem-estar é essencial. Logo, entre os norteadores de projetos arquitetônicos do ano está a projeção de espaços que proporcionam tranquilidade. 

O estilo de decoração Comfy é a tradução de ambientes que inspiram repouso, leveza, descanso e relaxamento. Por isso, há a demanda de uma paleta de cores neutra, de móveis confortáveis, de foco no que é essencial e de presença de plantas.

Cantinho do relaxamento

Além da idealização de escritórios nas casas com a mudança dos formatos de trabalho, outra novidade são os “cantinhos de relaxamento”. Esses espaços têm o objetivo de proporcionar repouso, descanso e calma. 


Costumam ser idealizados em ambientes pequenos, com uma atmosfera que zele pela saúde mental, sendo destinados à leitura, ao repouso e aos momentos leves. Para compor esses ambientes, itens como tapetes, puffs, almofadas, poltronas, redes, balanços e plantas são os mais buscados.

A arquitetura segue, em 2022, com seu papel importante de promover espaços positivos, agradáveis e funcionais. Em especial, os usuários demandam ambientes que possam agregar calma, felicidade e esperança. Cada um dos itens que listamos acima são formas de proporcionar esses sentimentos e essas experiências no dia a dia, por meio dos projetos de arquitetura e decoração. 


Se você gostou do conteúdo, acompanhe nosso blog para conferir outras temáticas interessantes que podem ajudar a criar espaços ainda mais incríveis em seu lar!

Outros Posts

Terrenos em loteamentos de alto padrão Damha Village
Investimento imobiliário

Terrenos em loteamentos de alto padrão: um investimento imobiliário

Nos últimos anos, o mercado imobiliário vem se tornando uma alternativa importante para os investimentos. Diversos estudos apontam que investimentos imobiliários, como terrenos em loteamentos de alto padrão, sofrem menos com a instabilidade econômica e têm um potencial de valorização superior ao de outras opções de investimento.

Dicas

Tudo sobre análise de crédito imobiliário

Neste artigo, falamos sobre os principais tópicos avaliados em uma análise de crédito imobiliário para financiar sua casa própria. Entenda o que é levado em consideração pelas instituições credoras e como pode aumentar suas chances de aprovação a seguir. Continue a leitura!