Home office: dicas para o seu escritório em casa

Compartilhe

Em 2020, com a pandemia da Covid-19, o modelo de trabalho remoto foi implementado para manter o distanciamento social. Mas o que era uma medida restritiva temporária conquistou espaço permanente na vida de muitas pessoas por meio do home office. Leia este artigo e saiba mais!

Tempo de leitura: 4 minutos.

O conceito home office, que em tradução literal significa “escritório em casa”, ganha cada vez mais espaço nos dicionários e nas vidas, devido aos seus benefícios como a flexibilidade de horários e a praticidade de não precisar realizar deslocamentos. Apesar das vantagens, para que a rotina de trabalho seja fluida e os momentos de lazer preservados, contar com um escritório em casa é essencial.

A comodidade, a otimização do tempo e a qualidade de vida de trabalhar em casa foram fatores decisivos para quem optou por manter esse formato. Por isso, é importante que exista um cantinho especialmente destinado ao trabalho, tanto por questão de conforto quanto por saúde.

Quem tem um ambiente extra em casa pode adaptar o escritório com maior facilidade, enquanto quem vive em ambientes menores, precisa usar a criatividade para abrir espaços. O importante é deixar o improviso de lado e montar seu escritório, favorecendo a ergonomia e o bem-estar todos os dias.

Existem muitas possibilidades para montar um escritório em casa de forma simples. Vamos compartilhar aqui algumas dicas de organização de espaço, fatores indispensáveis para trabalhar com qualidade e dicas que vão facilitar sua rotina.

Continue a leitura e veja dicas para  transformar o seu home office!

Home office exige conforto

Trabalhar em casa, adaptando seu fluxo de tarefas profissionais e otimizando o tempo, pode ser maravilhoso. Contudo, se não houver o conforto adequado, em médio prazo você estará enfrentando consequências na sua saúde física e emocional. Elencamos abaixo alguns tópicos básicos que merecem atenção para iniciar o planejamento do seu escritório:

  • Ergonomia: essa questão deve ser primordial. Invista em uma cadeira confortável, com encosto, regulagem e apoio para os braços e que permita que você sente com o joelho em posição no ângulo de 90º. Além disso, a tela do computador deve estar rente aos olhos, podendo ser necessário o uso de um suporte de notebook para que isso se viabilize.
  • Iluminação: para trabalhar com bem-estar e sem forçar demasiadamente sua visão, é importante contar com luz natural. Trabalhe perto de janelas ou varandas. Posicionar sua mesa lateralmente à entrada de luz proporciona uma iluminação mais assertiva e interfere menos na iluminação do computador. Para os momentos de baixa iluminação natural, invista em luzes fortes em casa e/ou luminárias.
  • Ventilação: assim como a luz do dia, é necessário respirar ar renovado. Abra as janelas, pelo menos, uma parte do dia. Isso fará diferença na sua saúde e disposição.
  • Organização: não é porque você está trabalhando em casa que não precisa de planejamento e organização – em todos os sentidos. Murais e agendas podem auxiliar as pessoas que são mais visuais a se organizarem na rotina. Lembre-se de estabelecer quais são as tarefas do dia e da semana, para criar um fluxo confortável de trabalho. Evite ultrapassar as horas destinadas ao trabalho para evitar exaustão ou, até mesmo, doenças psicológicas.

Essas são as primeiras questões que devem ser observadas para criar um ambiente harmonioso e positivo para trabalhar. Contar com um espaço pensado para o home office vai potencializar sua produtividade e tornar as horas trabalhadas mais tranquilas. 

Vale lembrar que esses itens que citamos são extremamente necessários para evitar estresse, ansiedade ou exaustão. Segundo pesquisas recentes, trabalhar sem as condições ideais e/ou horas em demasia tem gerado inúmeros casos de Burnout – a síndrome da exaustão relacionada ao trabalho. Autocuidado deve estar em primeiro lugar, não é mesmo?

Decoração gera inspiração

E por falar em autocuidado, nada como estar em um ambiente bonito, agradável e que transmite boas sensações. Neste sentido, a decoração é a chave que fará toda a diferença no seu escritório em casa.

Para inspirar as boas ideias e projetos, reserve tempo e orçamento para investir na decoração. Para começar, pintar as paredes, em tons claros, auxilia a manter a luminosidade e gera tranquilidade no escritório. 

Além disso, para dar o seu toque pessoal, móveis e itens decorativos como murais, prateleiras, livreiros e a escrivaninha podem trazer mais cores. Quem deseja ir além na criatividade do ambiente pode utilizar vinil adesivo, que possui fácil aplicação e diferentes possibilidades de cores e estampas.

Os quadros para post-its organizacionais e com frases que animam são uma ótima aposta em qualquer decoração, por apresentarem baixo custo e um bom resultado estético. Além disso, luminárias também são outro item que agrega charme e são funcionais para o trabalho, por isso não podem faltar.

Para proporcionar bem-estar e aconchego, outra aposta válida são as plantas e folhagens. Escolha os verdes do seu home office de acordo com seu gosto, rotina e ambiente. Existem plantas ideais para cada realidade, lugares com mais ou menos iluminação e mais ou menos necessidade de cuidado. Enfim, certamente você vai encontrar aquela que é perfeita para você!

Já se animou para decorar seu home office? Então, aproveite para acessar o Pinterest e confira muitas inspirações incríveis.

Home office é perfeito em empreendimentos Damha

Condomínio de casas com home office em Uberaba Damha Urbanizadora

Esse é o Uberaba Damha III, um de nossos empreendimentos.

Nossos residenciais garantem um estilo de vida privilegiado, com segurança e bem-estar todos os dias. Por isso, além de morar com qualidade, você conta com ambientes incríveis para trabalhar em home office e montar o seu escritório como desejar.

Cada empreendimento que assinamos possui um conceito único, para se adaptar aos diversos padrões de vida e personalidades dos moradores. Afinal, sabemos que cada pessoa e região apresenta suas singularidades. O que é unanimidade em todos os nossos residenciais é a qualidade de vida que proporcionam.

Muito além de oferecer espaços positivos para trabalhar em home office, os condomínios Damha garantem estrutura de lazer completa, criando aquele equilíbrio necessário na rotina. 

Quer viver com conforto diário, em loteamentos ou condomínios de alto padrão e uma casa planejada na medida dos seus sonhos? Conheça os empreendimentos Damha e encontre um perfeito para você!

Se você gostou desse conteúdo, confira mais em nosso blog. Selecionamos 3 artigos que você pode se interessar:

Esperamos te ver em breve!

Outros Posts

Terrenos em loteamentos de alto padrão Damha Village
Investimento imobiliário

Terrenos em loteamentos de alto padrão: um investimento imobiliário

Nos últimos anos, o mercado imobiliário vem se tornando uma alternativa importante para os investimentos. Diversos estudos apontam que investimentos imobiliários, como terrenos em loteamentos de alto padrão, sofrem menos com a instabilidade econômica e têm um potencial de valorização superior ao de outras opções de investimento.

Dicas

Tudo sobre análise de crédito imobiliário

Neste artigo, falamos sobre os principais tópicos avaliados em uma análise de crédito imobiliário para financiar sua casa própria. Entenda o que é levado em consideração pelas instituições credoras e como pode aumentar suas chances de aprovação a seguir. Continue a leitura!