Smart home: como tornar sua casa inteligente

Compartilhe

Uma grande tendência com o avanço da tecnologia nos últimos anos é a smart home. O conceito de casas inteligentes, além do aspecto futurista que traz consigo, é também uma excelente ferramenta para adicionar uma camada de interatividade com os utensílios, eletrônicos e acessórios no seu lar. 

Sendo uma das principais urbanizadoras do país, nós — mais que acompanhamos essa tendência — a incentivamos, pois, assim, a sua experiência de morar em um Damha é ainda melhor.

Já pensou em automatizar funções na sua casa? Acender ou apagar as luzes através de um app, programar dispositivos de segurança e até usar eletrodomésticos para a sua praticidade no dia-a-dia pode ser uma realidade sua antes que você imagina!

Continue lendo para saber mais sobre smart home e como tornar sua casa em uma casa inteligente.

Porque o conceito de smart home está em alta? 

Acelerado pela pandemia, o conceito de smart home vem numa forte tendência de crescimento assim que, agora, com as pessoas trabalhando em casa, a busca por mais comodidade aumentou. 

As pessoas não apenas investem em uma estrutura melhor para o trabalho como mesa de escritório e cadeiras mais confortáveis, mas sim, buscam ainda mais tecnologia para facilitar o malabarismo da rotina. Reuniões online, compromissos com a família, tarefas da casa… tudo isso pode tornar sua vida muito corrida e, às vezes, se a sua própria casa te ajudar a resolver algumas coisas… por que não, né?

Bom, ter uma casa inteligente, na verdade, é contar com uma integração entre o físico e o digital. Através de aplicativos de celular ou tablet e sistemas instalados em componentes da sua casa, você pode a qualquer momento ‘mandar’ a sua casa fazer algo. 

Em resumo: o conceito de smart home está em alta, pois as pessoas têm menos tempo, precisam de mais praticidade e o toque tecnológico — além de divertido — pode agregar muito valor a um imóvel.

Confira a seguir algumas dicas.

Aproveite para conhecer nossos empreendimentos e escolher onde você vai ter a sua smart home.

Como tornar sua casa em uma smart home

Smart home

Aqui vamos passar algumas dicas para você tornar sua casa em uma smart home. Confira a seguir: 

Escolha um ‘ecossistema’

Você deve estar se perguntando o porquê dessa palavra e o porquê de começar por esse passo. Pois bem, por ecossistema, nos referimos a um ambiente integrado onde os sistemas instalados podem se comunicar e, geralmente, são da mesma fabricante (Amazon, Google, Apple são marcas em alta no mercado hoje). 

Com o mercado de automação bastante aquecido, existe uma infinidade de linhas de produtos para as mais variadas necessidades. Por isso, verifique quais pontos da sua casa você deseja automatizar e escolha marcas com produtos que possam conversar entre si para uma experiência mais unificada e melhor.

Revise a sua instalação elétrica

Sua instalação elétrica deve ser revisada para evitar maiores problemas no funcionamento dos seus sistemas de automação. Verifique possíveis avarias nas ligações elétricas, tomadas ou instalações sobrecarregadas. 

Assegure-se de que suas instalações tenham fio-terra antes de adquirir tomadas, interruptores, termostatos e outros dispositivos que ajudarão na eficiência da sua smart home. Se necessário, contrate um eletricista para te auxiliar nessas tarefas.

Defina os seus ambientes inteligentes

A princípio, qualquer ambiente da sua casa pode se tornar inteligente. Cozinha, sala, quarto, banheiro, etc. As possibilidades são infinitas quanto a iluminação, sistema de segurança, temperatura, entretenimento (áudio e TV), fechaduras e eletrodomésticos. 

Iluminação 

A iluminação é, geralmente, um dos principais elementos que as pessoas buscam tornar inteligente, pois, ela é responsável pelo humor que o ambiente transmite. Use uma combinação de luzes secundárias para tornar o ambiente mais íntimo, ou acione as luzes enquanto estiver fora para parecer que tem alguém em casa e garanta mais segurança. 

Com uma smart home, sua iluminação pode ter ajustes de intensidade, acionamento por palmas, sensor de presença e comandos de voz.

Adaptadores para tomadas inteligentes

Com adaptadores para tomadas inteligentes você pode ligar e desligar eletrodomésticos automaticamente, em horários pré-programados ou manualmente através de dispositivos inteligentes conectados. Outro benefício é poder controlar e monitorar o seu consumo de energia e gerar relatórios. 

Entretenimento

Talvez o entretenimento seja realmente a parte mais divertida para quem tem uma smart home. Muito útil para quem gosta de receber os amigos em casa, a conexão com uma smart TV pode ser a ferramenta certa para você colocar uma música com praticidade e animar a sua festa. 

Essas são apenas algumas dicas que listamos para te ajudar nas escolhas no processo de tornar sua casa inteligente. 

Damha: sua smart home está aqui

Quer viver em um loteamento ou condomínio de alto padrão e ter o prazer de construir a sua casa do jeito que sonha e ainda tornar ela uma smart home? Aqui na Damha é o lugar certo para isso! 

Muitos moradores dos nossos empreendimentos são fãs da tecnologia moderna e estão automatizando suas casas para ter uma vida mais divertida, confortável e prática. 

Confira as cidades onde estamos presentes e viva esse sonho!

QUERO CONHECER UM DAMHA NA MINHA CIDADE.

Outros Posts

Terrenos em loteamentos de alto padrão Damha Village
Investimento imobiliário

Terrenos em loteamentos de alto padrão: um investimento imobiliário

Nos últimos anos, o mercado imobiliário vem se tornando uma alternativa importante para os investimentos. Diversos estudos apontam que investimentos imobiliários, como terrenos em loteamentos de alto padrão, sofrem menos com a instabilidade econômica e têm um potencial de valorização superior ao de outras opções de investimento.

Dicas

Tudo sobre análise de crédito imobiliário

Neste artigo, falamos sobre os principais tópicos avaliados em uma análise de crédito imobiliário para financiar sua casa própria. Entenda o que é levado em consideração pelas instituições credoras e como pode aumentar suas chances de aprovação a seguir. Continue a leitura!