Tudo sobre análise de crédito imobiliário

Compartilhe

Para conquistar o sonho da casa própria, muitas pessoas recorrem ao crédito imobiliário, que é um empréstimo fornecido por instituições financeiras para o financiamento do imóvel. Mas, para ceder o crédito, é necessário passar por uma análise. Neste artigo, vamos compartilhar as principais informações sobre análise de crédito imobiliário. Confira!

Tempo de leitura estimado: 4 minutos

O primeiro passo para comprar um imóvel com financiamento é a análise de crédito imobiliário. Nessa etapa, a instituição financeira credora avalia seu perfil de consumidor, prevendo se você poderá arcar com uma dívida de acordo com o bem que deseja adquirir. A partir dessa análise, a instituição credora decide se vai aceitar ou não ceder o valor para o seu financiamento. Por isso, é importante você saber, de antemão, quais são os principais fatores avaliados e entender como ampliar as chances de obter aprovação. Continue a leitura!

Tópicos que serão abordados

  • O que é levado em consideração na análise de crédito imobiliário?
  • Quais documentos são analisados?
  • O que é determinante para ser aprovado?
  • Como aumentar minhas chances de aprovação?
  • Conte com a Damha para realizar o sonho da casa própria!

O que é levado em consideração na análise de crédito imobiliário?

Na análise de crédito, as instituições credoras avaliam o perfil do possível cliente, com o objetivo de tentar prever se terá condições de pagar a dívida assumida. A partir dessa análise, a instituição credora define se concede ou não o financiamento. Para realizar essa avaliação, são levadas em consideração inúmeras informações, como se o nome da pessoa está limpo, sua capacidade de endividamento e seu histórico de pagamentos de contas, por exemplo. Também é avaliada a idade do cliente, pois, algumas vezes, o financiamento se estende por um longo período. Sendo assim, é importante que a pessoa tenha uma boa estimativa de vida.


A partir dessa análise, o banco credor define qual será o valor máximo concedido, a taxa de juros e os prazos de pagamento. Vale lembrar que tudo isso pode mudar de acordo com a possibilidade de entrada.

Além das informações pessoais, o banco ainda considera o prazo de pagamento e as condições do imóvel em questão.

Quais documentos são analisados?

Se você já estiver com a documentação organizada no momento de solicitar sua análise de crédito, isso pode agilizar o processo. Os documentos variam de acordo com a instituição credora escolhida, mas alguns costumam ser sempre solicitados, conforme listamos abaixo.

  • Documentos de identificação pessoal: carteira de identidade e CPF são essenciais.
  • Comprovantes de renda: carteira de trabalho, contracheque e outras formas de comprovação de renda. Assim, é possível entender qual valor poderá ser liberado. Profissionais autônomos costumam apresentar extratos da conta ou imposto de renda.
  • Comprovante de contatos: é importante informar endereço e número de telefone, dados básicos para se manter contato em caso de necessidade.
  • Comprovante de estado civil: os bancos sempre se informam sobre a estrutura familiar dos seus clientes.

O que é determinante para ser aprovado?

Bem, diversas questões determinam a aprovação, conforme listamos nos tópicos anteriores, mas a principal é o perfil financeiro do solicitante: análise de CPF (se está limpo), tempo de carreira, profissão, escolaridade, renda, hábitos de consumo e histórico de pagamentos são questões que merecem atenção. 

Quanto mais jovem for o solicitante, maior poderá ser o prazo para quitação da dívida. Sendo assim, o valor liberado também perpassa por essas questões. Ainda assim, o ponto mais importante para aprovação é a renda equivalente, pois a parcela não pode ocupar mais do que 30% do total faturado mensalmente pelo interessado no crédito.

Vale lembrar que, se a pessoa tem um bem (por exemplo, imóvel, terreno ou automóvel) para dar de garantia, isso é considerado na análise. Quem conta com essa possibilidade costuma contar com condições melhores na negociação.

Como aumentar minhas chances de aprovação?

Como essa é uma análise de dados, não existe uma fórmula mágica. É necessário ter um bom perfil de pagamento e não ter negativações vinculadas ao nome. Mas, se você está buscando melhorar as chances de aprovação, programe-se com antecedência para melhorar seus hábitos, pagando todas as contas em dia e antecipando-as quando for possível. As atualizações de consumo estão conectadas ao seu CPF e isso poderá ampliar as suas possibilidades.

Abrir uma conta na instituição em que deseja tentar o crédito, migrar seu salário e manter um relacionamento positivo e pagamentos em dia também são recursos válidos. Se você não foi aprovado em uma primeira tentativa, não se desanime. Espere alguns meses, mudando seus hábitos de pagamento e tente novamente! Um bom planejamento financeiro pode mudar tudo e trazer o seu tão esperado imóvel.Também existe a alternativa de consultar suas chances em diferentes bancos.

Lembre-se, sempre, de levar em consideração as taxas de juros, avaliando se o negócio será positivo para você!

Uberaba Damha II

Conte com a Damha para realizar o sonho da casa própria!

Aqui na Damha, você pode encontrar o lugar perfeito para construir seu lar, com condições facilitadas de pagamento e espaços incríveis para viver com qualidade. Para facilitar aos clientes, oferecemos a possibilidade de financiar diretamente com a nossa urbanizadora

Você pode simular as condições de financiamento com a gente ou tirar suas dúvidas por meio de nosso site: basta preencher o formulário e entraremos em contato para explicar tudo.

Estamos em diversas regiões do país, garantindo experiências com conforto e bem-estar para quem mora em uma Damha. Encontre o residencial ideal para viver com a sua família!

Separamos outros assuntos que podem agradar você!

-Terreno na planta: vantagens de comprar um

– [Guia] Cuidados ao comprar terreno em loteamento

– taxas na compra de um imóvel: tudo que você precisa saber

Outros Posts

Terrenos em loteamentos de alto padrão Damha Village
Investimento imobiliário

Terrenos em loteamentos de alto padrão: um investimento imobiliário

Nos últimos anos, o mercado imobiliário vem se tornando uma alternativa importante para os investimentos. Diversos estudos apontam que investimentos imobiliários, como terrenos em loteamentos de alto padrão, sofrem menos com a instabilidade econômica e têm um potencial de valorização superior ao de outras opções de investimento.

Dicas

Tudo sobre análise de crédito imobiliário

Neste artigo, falamos sobre os principais tópicos avaliados em uma análise de crédito imobiliário para financiar sua casa própria. Entenda o que é levado em consideração pelas instituições credoras e como pode aumentar suas chances de aprovação a seguir. Continue a leitura!