Planejamento financeiro para comprar um imóvel

planejamento financeiro para comprar casa Damha

Compartilhe

O planejamento financeiro para comprar um imóvel é o que torna o sonho de viver na sua casa própria possível. Mesmo que pareça difícil juntar dinheiro, com organização e foco, você pode dar esse passo tão importante. Neste artigo, compartilhamos algumas dicas que vão ajudar você a iniciar esta jornada. Confira!

Tempo de leitura: 4 minutos.

Investir em um imóvel é uma das grandes conquistas da vida. E para chegar neste objetivo, seja para sair do aluguel ou para viver no lar que você imagina, é preciso ter disciplina financeira. Mudar hábitos, cortar gastos invisíveis que consomem o orçamento mensal, repensar o consumo e juntar dinheiro são fatores decisivos que vão favorecer seu planejamento orçamentário.

Continue a leitura e descubra como começar um planejamento financeiro para comprar um imóvel dos sonhos!

Tópicos que vamos abordar:

  • Qual a importância do planejamento financeiro?
  • Como começar um planejamento financeiro para comprar um imóvel?
  • Busque soluções de acordo com a sua realidade
  • Mais economia: vantagens de construir a sua casa
  • Conheça empreendimentos Damha perfeitos para construir

Qual a importância do planejamento financeiro?

O planejamento financeiro é a base para que seu sonho de comprar um imóvel se realize. Através dele você vai conseguir organizar as suas finanças, reduzir gastos desnecessários e reservar um valor mensal para a realização do seu sonho. 

Somente com disciplina e seguindo as metas de economia que você estabelecer será possível conquistar o objetivo de investir na casa própria.

No entanto, para tornar realidade a sua organização financeira, é necessário criar hábitos econômicos mais saudáveis o quanto antes. O ideal é elaborar uma estratégia para reduzir custos que não sejam essenciais durante a sua jornada de planejamento financeiro. Ou seja, evitar aqueles gastos que comprometem a renda mensal.

Se você já está juntando dinheiro pode começar a estudar formas seguras de fazer essa quantia render. Afinal, apesar da poupança ser uma possibilidade bastante utilizada, ela é a menos atrativa para aplicar dinheiro, considerando que rende abaixo da inflação, o que significa muito pouco. Com investimentos assertivos você poderá alcançar seus objetivos em menos tempo.

Caso você tenha maior receio de explorar o mercado de investimentos, existem opções mais clássicas e seguras, como o Tesouro Direto, que não tem perda dos rendimentos obtidos até a data do resgate. Essa é uma boa opção para não deixar seu dinheiro parado. 

Além disso, vale lembrar que esse hábito de exercer uma organização financeira deve seguir mesmo depois de conquistar o seu imóvel. Essa ação evita o comprometimento da sua renda e faz com que você tenha uma vida mais equilibrada no futuro.

Como começar um planejamento financeiro para comprar um imóvel?

O planejamento financeiro para comprar um imóvel começa no mapeamento dos gastos. Você precisa estar ciente de tudo o que compromete a sua renda e, para isso, é preciso registrar todos os seus gastos, mesmo aqueles que parecem insignificantes. Para facilitar essa tarefa, aplicativos de celular podem ser aliados, facilitando o processo de registrar os custos e evitando esquecimentos.

Comece listando aqueles gastos fixos e que são essenciais na sua rotina, como aluguel, água, luz, internet, combustível ou transporte e comida, por exemplo. Depois de ter uma noção do quanto da sua renda é comprometida com custos essenciais, comece a tomar nota de cada compra que você faz: roupas, lanches, pequenas compras, ou seja, tudo precisa ser mapeado.

Com esse entendimento você vai conseguir visualizar o que pode economizar. Além disso, outro ponto positivo é que o simples fato de criar o hábito de anotar suas compras fará com que você evite algumas delas, pensando melhor antes de gastar.

Já sabendo o quanto você pode economizar e quanto da sua renda está livre de gastos fixos, estabeleça uma meta clara e realista sobre quanto você consegue juntar por mês. O importante é manter constância e criar rotina com essa demanda. Transforme o valor a ser juntado em uma obrigação tão séria quanto outras contas fixas.

Busque soluções de acordo com a sua realidade

Após traçar seu plano de economia, é hora de buscar imóveis e soluções que estejam dentro da sua realidade financeira no momento. Especialmente quando se trata do primeiro imóvel, a organização financeira pode parecer mais difícil, mas lembre-se de que não é impossível.


Após identificar quanto você consegue economizar mensalmente, comece a estudar os tipos de financiamentos. Existem diversas possibilidades, com variações de taxas de juros e condições de parcelamento. No geral, o credor pede, no mínimo, 20% de entrada do valor total do bem financiado.

Então, para se organizar melhor, você pode fazer uma pesquisa de valores na sua região, para entender o quanto você precisa ter em dinheiro para fechar o financiamento com alguma instituição. 

O que merece atenção é o fato de que quanto maior a quantia que você reservar para dar de entrada, melhores serão as condições de parcelamento e menores as taxas de juros. 

Vale lembrar que existem outros custos que envolvem a compra de um imóvel, como os gastos com a documentação, por exemplo, e quanto mais você reservar, menos estresse terá no futuro.

Mais economia: vantagens de construir a sua casa

O planejamento financeiro para comprar um imóvel também inclui avaliar qual tipo de empreendimento é mais viável para a sua realidade e estilo de vida.

Comprar um terreno e construir a casa, de acordo com as próprias necessidades, tem muitos benefícios. Entre eles, e possivelmente o mais atrativo, a economia. Algumas pesquisas apontam que quando se constrói a casa do zero é possível reduzir custos em até 40%, em comparação à compra de um imóvel já pronto. Afinal, imóveis construídos se tornam mais valorizados.


Isso porque você pode economizar, escolhendo bem os materiais e a mão de obra. Mesmo investindo em qualidade, você ainda gasta muito menos. Outro ponto a ser considerado é que após construído você terá a valorização do seu imóvel e, deste modo, se em algum momento desejar vender ainda terá benefícios.

Se tudo isso já é razão o suficiente para pensar em construir, ainda tem mais vantagens: quando você escolhe essa opção, pode planejar cada detalhe do seu jeito. O tamanho da casa, a disposição dos cômodos, a quantidade de quartos, o estilo e os acabamentos – tudo pode ser direcionado ao seu estilo de vida, agregando mais bem-estar no futuro.

Lotes em condomínios são ótimas opções para investir se sua escolha for construir. Além de contar com custos menores do que um terreno único de boa qualidade, esses empreendimentos apresentam maior segurança, contam com infraestrutura completa e oferecem diversas opções de lazer que se somam ao conforto da experiência de morar em uma casa.

Conheça empreendimentos Damha perfeitos para construir

Viver em um condomínio Damha significa contar com a máxima qualidade de vida em sua rotina. Isso porque todos os nossos empreendimentos garantem segurança, localizações estratégicas, planejamento urbanístico, infraestrutura completa e diversas opções de lazer.

Todos esses benefícios também valorizam o seu imóvel, tornando o investimento ainda mais assertivo. Conheça os nossos empreendimentos e encontre um Damha na sua cidade! Certamente, você vai encontrar o espaço perfeito para construir os seus sonhos.

Estamos aqui para auxiliar você a morar com bem-estar, conforto e qualidade. Converse com nossa equipe especializada para saber mais informações sobre o seu Damha favorito.

Separamos outros artigos que podem interessar você e ajudar no seu planejamento financeiro para comprar um imóvel:

Continue acompanhando o nosso blog. Até logo!

Outros Posts

Terrenos em loteamentos de alto padrão Damha Village
Investimento imobiliário

Terrenos em loteamentos de alto padrão: um investimento imobiliário

Nos últimos anos, o mercado imobiliário vem se tornando uma alternativa importante para os investimentos. Diversos estudos apontam que investimentos imobiliários, como terrenos em loteamentos de alto padrão, sofrem menos com a instabilidade econômica e têm um potencial de valorização superior ao de outras opções de investimento.

Dicas

Tudo sobre análise de crédito imobiliário

Neste artigo, falamos sobre os principais tópicos avaliados em uma análise de crédito imobiliário para financiar sua casa própria. Entenda o que é levado em consideração pelas instituições credoras e como pode aumentar suas chances de aprovação a seguir. Continue a leitura!