Melhores investimentos imobiliários: onde encontrar

melhores investimentos imobiliários

Compartilhe

Acertar no investimento que garanta ganhos mensais de forma passiva, ou seja, sem que se dependa do resultado de um trabalho,é objeto de pesquisa de muitas pessoas. Os investimentos imobiliários vêm se consolidando nesse cenário como uma alternativa importante, por sua resistência à instabilidade econômica e, especialmente, pelo potencial de valorização. 

Dentre as oportunidades disponíveis, as principais são a compra de terrenos e a aplicação em Fundos de Investimento Imobiliário (FII). Entenda, abaixo, quais são as características e as vantagens de cada uma delas.

Investimento em terrenos

A lista dos benefícios relacionados à compra de terrenos como investimento é grande e tem convencido muitos investidores no Brasil. Prova disso é que a procura por terrenos cresceu 52% no terceiro trimestre de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019, segundo levantamento da OLX, plataforma de compra e de venda on-line. 

Apenas no Rio de Janeiro, houve crescimento de 40,5% na negociação de descampados, comparando o primeiro trimestre de 2021 com o mesmo período de 2020, de acordo com dados do Centro de Pesquisas e Análise da Informação do Secovi Rio (Cepai), com base no recolhimento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

A queda dos juros e a busca por um novo estilo de moradia, despertada, em especial, pela pandemia de covid-19, têm aquecido o setor, segundo especialistas. A escassez de áreas para construção nos centros urbanos é outro fator que tem mexido muito com a famosa lei de oferta e de demanda do mercado. Confira, abaixo, as principais razões que tornam o investimento em terrenos uma excelente opção.

  • Valorização: pense no crescimento recente do bairro onde você mora ou mesmo nas tendências de uma região maior de sua cidade. A urbanização é uma realidade em nosso país, e, com isso, a oferta de terrenos com boa localização diminui ano a ano. Isso faz com que comprar um terreno seja um dos mais atrativos investimentos imobiliários.
  • Versatilidade: dependendo do que é permitido construir, o que é regulado pelo zoneamento de um terreno, esse ativo possui grande flexibilidade para encontrar a melhor rentabilidade como investimento. Além de poder construir para alugar ou vender, a possibilidade de revendê-lo também pode trazer grandes margens de lucro.
  • Segurança: o terreno que você tem em vista está localizado em um loteamento ou em um condomínio fechado? Saiba que esse tipo de ativo tende a se valorizar ainda mais. Isso acontece porque o fator segurança é um dos maiores desejos de quem vive nas cidades e quer garantir o conforto e a tranquilidade sua e de sua família.
  • Customização: não há dúvida de que poder construir de acordo com necessidades e gostos específicos é outra razão para a valorização dos terrenos como investimento imobiliário. O comprador saberá que tem uma “folha em branco”; que poderá erguer a casa dos sonhos no tempo em que puder pagar; e que, ainda, poderá projetar uma construção que permita adaptações futuras.
  • Liquidez: especialistas em investimentos imobiliários também concordam com este aspecto: vender um terreno é mais fácil e mais rentável do que fechar o negócio de uma casa já construída. Este, talvez, seja o ponto que faz com que muitos investidores tomem, definitivamente, a decisão de comprar um terreno para revender: isso pode ser a solução para um aperto financeiro.

Cuidados ao investir em terrenos

Em se tratando de investimento, diminuir riscos sempre é uma atitude bem-vinda. No caso de investimentos imobiliários como a aquisição de um terrenos para revenda, algumas recomendações são bastante necessárias para prevenir armadilhas comuns.

  • Visite o local: o objetivo de toda peça publicitária e de uma boa fotografia é seduzir o comprador. Para não se deixar levar pelas aparências, conheça o terreno pessoalmente. Nessa visita, informações importantes como localização, segurança e opinião da vizinhança podem ser decisivas.
  • Analise as características do terreno: a topografia do terreno (aclives e declives), as dimensões e a incidência de sol são fatores a serem avaliados. A topografia do terreno deve receber atenção particular, porque nivelar um terreno pode gerar grandes despesas e impactar nos cálculos do seu investimento. Checar as dimensões do terreno é importante porque espaços alongados, angulares e disformes podem dificultar a construção de um imóvel. Por fim, a posição do espaço com relação ao sol também pode influenciar no valor do ativo.
  • Verifique a documentação: a Prefeitura e o cartório de imóveis são os dois locais que precisam ser visitados antes da decisão de comprar um terreno. No primeiro, você encontrará informações sobre a regularidade do terreno e as certidões tributárias, que confirmam que não há nenhuma dívida pendente de IPTU e qualquer outra taxa. No cartório, solicite certidão negativa de ônus e de alienação para se certificar da inexistência de pendências e de restrições, como usufruto e hipoteca. Tire, também, a matrícula atualizada do lote para conferir o registro, o nome do proprietário e as medidas do terreno.
  • Pesquise quem está comercializando: não menos importante na lista de precauções, é fundamental buscar a maior quantidade possível de informações sobre o proprietário e sobre a construtora/incorporadora. 

Como investir em Fundos de Investimento Imobiliário (FII)?

Os títulos do mercado imobiliário são emitidos por instituições financeiras a partir de vários tipos de aplicações para financiar atividades do setor. A rentabilidade, nesse caso, acontece da seguinte forma: o investidor compra um título e ganha remuneração com base em  uma taxa de juros. 

Uma das opções desse tipo de investimento são os Fundos de Investimento Imobiliário (FII), que são compostos por títulos do mercado imobiliário cujas cotas são negociadas na bolsa de valores e/ou por aplicações em imóveis físicos. As principais vantagens são a facilidade de aplicação, a alta liquidez e a diversificação da carteira, o que diminui os riscost. 

Taxas e tributação dos FII

O investimento em FII requer o pagamento de apenas uma única taxa de administração por mês. Além disso, nessa modalidade, não há cobrança de Imposto de Renda sobre os rendimentos. No entanto, uma alíquota de 20% incide sobre os lucros a cada vez que o investidor vende cotas e obtém lucros a partir da operação.

Tipos de Fundos Imobiliários

Existem três tipos de Fundos de Investimento Imobiliário (FII), que variam de acordo com o tipo de ativo em que o seu capital é investido:

  1. fundos de tijolo;
  2. fundos de papel;
  3. fundos híbridos.
  • Fundos de tijolo: investem em imóveis reais e ganham ou com a renda de aluguel ou com a venda com lucro. Neste caso, o investidor pode ver o preço das cotas e acompanhar a valorização dos imóveis do portfólio do fundo.
  • Fundos de papel: investem em ativos financeiros do mercado imobiliário e nos fundos que aplicam em cotas de outros fundos (Fundo de Fundos). Aqui, o investidor ganha com o pagamento de juros, e não há valorização do principal. Os fundos de papel têm, ainda, uma classificação detalhada:
  • Fundos de Desenvolvimento Imobiliário;
  • Fundos de Renda Shoppings;
  • Fundos de Renda Lajes Corporativas;
  • Fundos Imobiliários de Galpões Industriais;
  • Fundos de Hotéis;
  • Fundos Imobiliários de Educacional;
  • Fundos Imobiliários de Hospitais;
  • Fundos de Fundos;
  • Fundos de Compra e Venda de Imóveis;
  • Fundos de Recebíveis Imobiliários (CRIs);
  • Fundos Híbridos (Papel e Tijolo);
  • Fundo de Agências Bancárias;
  • Fundos de Varejo; e
  • Outro Fundos.
  • Fundos híbridos: o investimento é feito em imóveis físicos e em títulos.

Invista com a Damha

A Damha Urbanizadora é parte de um grupo empresarial com mais de 50 anos de história que se empenha na construção do melhor conceito urbanístico do Brasil, para oferecer 

segurança, conforto e praticidade. Com empreendimentos em oito estados brasileiros e com a certificação Alta Qualidade Ambiental (AQUA) conferida pela Fundação Vanzolini, a empresa busca ser referência para investidores que querem aumentar seu patrimônio a médio e a longo prazos por meio de investimentos imobiliários. Fale com a nossa equipe e conheça as opções de investimento da Damha!

Outros Posts

Terrenos em loteamentos de alto padrão Damha Village
Investimento imobiliário

Terrenos em loteamentos de alto padrão: um investimento imobiliário

Nos últimos anos, o mercado imobiliário vem se tornando uma alternativa importante para os investimentos. Diversos estudos apontam que investimentos imobiliários, como terrenos em loteamentos de alto padrão, sofrem menos com a instabilidade econômica e têm um potencial de valorização superior ao de outras opções de investimento.

Dicas

Tudo sobre análise de crédito imobiliário

Neste artigo, falamos sobre os principais tópicos avaliados em uma análise de crédito imobiliário para financiar sua casa própria. Entenda o que é levado em consideração pelas instituições credoras e como pode aumentar suas chances de aprovação a seguir. Continue a leitura!