Urbanizadora, construtora e incorporadora: quais as diferenças?

Compartilhe

Tempo de leitura: 06 minutos.

Uma das dúvidas mais recorrentes no meio da construção civil e do mercado imobiliário é: qual a real diferença entre uma urbanizadora, construtora e incorporadora? Neste artigo, vamos entender quais são as diferenças entre elas e também quais são seus respectivos papéis.

Com base nas dúvidas, preparamos um conteúdo exclusivo onde vamos detalhar o conceito e características de cada vertente.

Continue lendo e confira!

Índice:

  • Significado de urbanizadora, construtora e incorporadora
    • Urbanizadora
    • Construtora
    • Incorporadora
  • Entenda a diferença entre urbanizadora, construtora e incorporadora
  • Damha Urbanizadora

Significados de urbanizadora, construtora e incorporadora

Quando o assunto é construção de empreendimentos, alguns termos relacionados a esse meio podem gerar uma série de dúvidas. O significado do mix entre urbanizadora, construtora e incorporadora é um deles.

Vamos a eles:

Urbanizadora

Podemos mencionar a urbanizadora como início de tudo, ela parte do princípio de auxiliar na criação e desenvolvimento de bairros e cidades.

Seu impacto vai além do mercado imobiliário, por conta do auxílio no desenvolvimento das regiões de atuação ela impacta nitidamente as áreas de desenvolvimento social e econômico.

Uma urbanizadora também é responsável por realizar estudos de capacidade habitacional das regiões de interesse para o desenvolvimento de um empreendimento, a fim de averiguar se a região tem capacidade de absorver mais moradores e comércios.

Condomínio de casas em Uberaba

Além dos estudos, a empresa também participa das etapas de licenciamento dos empreendimentos e tem envolvimento direto com biólogos, engenheiros, topógrafos, entre outros. 

Para saber mais sobre o modelo de atuação de uma urbanizadora, confira nosso blog post específico sobre urbanizadora de condomínios.

Incorporadora

Antes de saber a fundo o que uma incorporadora faz, é interessante saber o conceito de incorporação

No meio imobiliário, o termo significa registrar a documentação de um projeto de construção que atenda as necessidades para as quais o empreendimento é erguido. Seja ele para fins residenciais ou misto – comercial e residencial, juntos. Além disso, o termo incorporação abrange também questões relacionadas ao valor do custo de obra.

Com isso, podemos facilmente explicar que uma incorporadora é parte responsável por providenciar toda a documentação jurídica de um empreendimento. Dessa forma, ela se torna totalmente responsável por legalizar e entregar os inúmeros documentos solicitados para o registro do empreendimento no Cartório de Registro de Imóveis da cidade.

O que faz uma incorporadora

Resumindo, podemos classificar uma incorporadora como um intermediador entre o cliente e as outras empresas envolvidas na construção do empreendimento. Onde a mesma idealiza o empreendimento para a venda e se responsabiliza pela entrega da obra.

Construtora

Por último, mas, não menos importante, temos a construtora, empresa responsável pela edificação de um empreendimento.

Seguindo as especificações técnicas, prazos e memorial descritivo, a construtora é a empresa que assume a responsabilidade da execução física do empreendimento incorporado.

Todos os riscos relacionados à construção, a partir do momento que a empresa assume a obra, passam a ser totalmente dela.

O que faz uma construtora 

Neste último caso, podemos mencionar as atribuições de contratação, como equipamentos e profissionais e também eventuais acidentes de trabalho, execução fora das normas e pagamento de impostos. 

Agora que você já conhece o significado de cada um dos termos, conheça também suas principais diferenças e atuações.

Entenda a diferença entre urbanizadora, construtora e incorporadora

Embora várias pessoas acreditem que urbanizadora, construtora e incorporadora sejam palavras sinônimas, elas não são. Como vimos anteriormente, cada uma tem suas contribuições bem específicas ao longo da construção de um imóvel. 

Confira e entenda suas principais diferenças:

Urbanizadora:

  • Auxilia na criação de novos bairros;
  • Auxilia na expansão e desenvolvimento de cidades;
  • Participa das etapas de licenciamento realizando estudos com biólogos, geólogos, topógrafos e engenheiros.

Incorporadora:

  • Escolhe o melhor local para construir os empreendimentos;
  • Tem atenção com relação às questões contratuais e burocráticas;
  • Administra o retorno financeiro referente a venda do empreendimento;
  • Registra as unidades habitacionais nas entidades correspondentes;
  • Elege a construtora responsável pelo desenvolvimento do empreendimento.

Construtora:

  • É ela a responsável pela qualidade técnica da obra, além de seguir a risca as normas pertinentes ao empreendimento;
  • Cumprir o projeto conforme as especificações técnicas;
  • Respeitar os prazos de entrega;
  • Evitar reparos ou trabalhos futuros e caso aconteça, estar disponível para tal;
  • Pagar os impostos sobre a mão de obra.

Cada empresa possui suas responsabilidades dentro da construção de uma obra.

Damha Urbanizadora

Aqui na Damha levamos em nosso nome a categoria urbanizadora, justamente porque somos uma empresa especializada no desenvolvimento de condomínios e loteamentos fechados em todo o território nacional. Tendo como parceiros de atuação construtoras e incorporadoras.

Com a nossa matriz localizada em São Paulo e reconhecida em todo o Brasil pela capacidade de executar com qualidade grandes empreendimentos, nos aperfeiçoamos para oferecer sempre os melhores produtos com ótimo custo-benefício.

Condomínio de casas em Uberaba

Com foco principal em nossos clientes e respeitando o compromisso com as cidades de atuação, também valorizamos o cultivo de relacionamentos, sustentabilidade e contato com a natureza. Proporcionando assim as melhores opções de investimento mais próximo a você.

Agora que você já conhece os conceitos e diferenças e sabe o que fazemos de fato. Conheça também nossos imóveis à venda espalhados por todos os cantos do Brasil.

Outros Posts

Condomínios horizontais: uma tendência no Brasil
Condomínios Damha

Condomínios horizontais: uma tendência no Brasil

Os condomínios horizontais são uma tendência de interesse no Brasil entre quase metade da população adulta, porque esse tipo de moradia alternativa é muito atrativa para quem segue um estilo de vida mais moderno, influenciado pelo regime de trabalho home office.

Comprar terreno em loteamento Damha
Dicas

[Guia] Cuidados ao comprar terreno em loteamento

Comprar lotes é um ótimo investimento, mas você precisa ter atenção para fugir dos riscos que podem surgir. Neste artigo, compartilhamos os cuidados necessários ao comprar um terreno em loteamento. Confira!