Investimentos imobiliários: vantagens sobre investimentos bancários

Compartilhe

Os investimentos imobiliários vêm sendo cada vez mais procurados por causa da alta no mercado de compra e venda de imóveis. 

A baixa dos juros na construção civil também contribuiu para esse impulso durante o primeiro ano de pandemia. Outro fator foi a necessidade de se investir mais no ambiente doméstico, decorrente da mudança para a rotina home office. 

Todos esses fatores fazem com que os investimentos imobiliários sejam mais procurados atualmente, confira o artigo na íntegra para saber mais: 

  • Porque o mercado imobiliário está aquecido?
  • É um bom momento para investimentos imobiliários?
  • Como avaliar o melhor investimento para mim? 
  • Damha: a urbanizadora dos investidores.

Continue lendo e saiba como investir com a Damha!

Porque o mercado imobiliário está aquecido?

Na última semana de novembro de 2021, muitos ativos de renda variável têm caído, com atenção especial para a queda de fundos imobiliários. Mas o que exatamente está acontecendo? 

O IFIX (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários) – ou o índice que engloba os fundos imobiliários mais negociados na Bolsa de Valores (B3) – vem sofrendo uma queda ao longo do último ano. Um dos fatores que contribuem para isso é a taxa básica de juros da economia (Selic). Geralmente, quando ela sobe, os FIIs costumam cair. 

No cenário atual, restando poucas semanas para encerrar 2021, os juros continuam subindo, valorizando algumas rendas fixas, o que tornam elas mais atraentes para investidores.

Conclusão: o principal fator para a queda do IFIX e FIIs é a pressão de vendas maior que a de compra – ou seja, existe uma oferta muito maior que a demanda por esses papéis atualmente.

Mas isso não é o único motivo para a queda dos fundos imobiliários. A pandemia também é um grande componente nessa conta – e talvez o fator macroeconômico de maior peso – assim como a composição de imóveis de alguns FIIs, os atritos políticos no país, etc. 

Outro fator para se considerar é a desaceleração da inflação do aluguel no mês de novembro/2021, com uma variação positiva de apenas 0,02% – uma diferença considerável quando comparada com o mês anterior, com alta de 0,64%. 

Em um ano, o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), o indexador nos contratos de aluguel, acumula uma alta de 17,89% nos últimos 12 meses (nov/2020 – nov/2021). 

Mesmo com esse cenário turbulento, esses fatores não são um motivo para desespero. O governo prevê que a taxa Selic se estabilize em 7% até o final do ano de 2021, portanto isso pode ser apenas um momento de atenção. 

Aproveite esse momento importante para rever os seus objetivos como investidor, principalmente em investimentos imobiliários.

É um bom momento para investimentos imobiliários?

Para investidores de longo prazo, os fundos imobiliários são uma excelente opção, visto que se espera uma valorização após alguns anos e, se tratando de um mercado bastante consolidado, o retorno é quase sempre certo. 

Caso você tenha outras prioridades no momento, talvez um investimento imobiliário tradicional – fora da bolsa de valores – possa ser mais indicado. Você tem experiência, capital e conexões? Comprar um imóvel para venda pode ser um excelente negócio. 

Muitos dos investidores que chegam até nós com esse intuito, possuem este perfil. Ao conversar com a nossa equipe, os direcionamos às melhores oportunidades que temos nos nossos empreendimentos

Tem interesse em ser um investidor Damha? Fale com a nossa equipe e consulte os melhores imóveis e terrenos disponíveis!

O que esperar de 2022?

Tradicionalmente, possuir terra é um dos melhores investimentos da história, visto que civilizações inteiras foram desenvolvidas a partir dessa premissa. Atualmente, continua sendo um bom negócio para aumentar seu patrimônio de forma sólida e consistente. 

Seja para comprar e vender, ou adquirir um imóvel pronto para alugar, um terreno com alto potencial de valorização e, ultimamente, converter seu patrimônio em ativos na Bolsa.

Para 2022 espera-se uma retomada da economia com o fim da pandemia, caso ela se dissipe e nenhuma outra variável surja no nosso caminho. Se tudo correr bem, esperamos que o setor imobiliário continue forte e crescendo. 

Como avaliar o melhor investimento para mim? 

Para avaliar o melhor investimento para você, é importante partir do seu perfil de investidor e entender a quantidade de capital disponível que você tem para alavancar seu patrimônio. 

Outro ponto importante é sempre buscar conhecimento e ajuda com quem tem experiência para receber uma orientação nos seus primeiros passos.

Quando você investir deve avaliar qual o seu principal objetivo: rentabilidade ou valorização? 

A rentabilidade de um investimento é o seu ganho relativo, comparado com o seu investimento inicial. Já a valorização representa a lucratividade efetiva total do seu investimento. 

Aqui na Damha, possuímos uma variedade de opções para quem busca aumentar seu patrimônio com o mercado imobiliário. 

Com o Damha Uberaba, temos uma oportunidade de investimento em FII, através de um fundo imobiliário parceiro. 

Outras possibilidades são nossos empreendimentos que oferecem tanto imóveis prontos, como no Villas Campo Grande, quanto terrenos à venda. 

Damha: a urbanizadora dos investidores.

Mais que uma urbanizadora, queremos ser um ponto de referência para pessoas que querem atingir o máximo potencial da sua vida para viver o que há de melhor. 

Construímos com o melhor conceito urbanístico do Brasil para oferecer uma experiência completa através de nossos empreendimentos: segurança, conforto e praticidade. 

A partir da nossa qualidade, temos confiança no crescimento dos nossos ativos como oportunidades para investidores que querem aumentar seu patrimônio a médio e longo prazo. 

Buscando uma oportunidade de investimento imobiliário? Converse com um consultor especializado! 

Fale com a gente no Whatsapp para ser direcionado ao canal do investidor na Damha.

Outros Posts

melhores investimentos imobiliários
Investimento imobiliário

Melhores investimentos imobiliários: onde encontrar

A aquisição de terrenos e a aplicação em Fundos de Investimento Imobiliário (FII) vêm atraindo, cada vez mais, quem busca investimentos imobiliários com alta valorização e mais imunes às oscilações da economia. Clique no link para conhecer as vantagens e para saber como diminuir os riscos.