Como planejar seus espaços de lazer e decoração

Como planejar seus espaços de lazer e decoração

Compartilhe

Os espaços de lazer podem, facilmente, se tornar um dos ambientes favoritos das casas. Afinal, eles são ideais para relaxar, se divertir e reunir pessoas especiais, como família e amigos. Já que esse espaço vai ser palco de tantos momentos especiais, planejar cada detalhe é essencial para garantir que fique como o desejado.

Tempo de leitura: 4 minutos.

O planejamento inclui desde pensar no tamanho do ambiente e definir as necessidades que ele precisa atender, até buscar a decoração que combine com a essência do espaço e dos moradores. Por isso, listamos neste artigo algumas dicas importantes para você que sonha com espaços de lazer agradáveis e aconchegantes. Confira!

Comece a planejar seus espaços de lazer

Antes de começar a construir, reformar ou buscar um imóvel que apresente potencial para sediar a sua futura área de lazer, é importante elencar quais são as atividades que pretende realizar neste local. Pensar na sua rotina e na da sua família pode auxiliar na construção de um espaço que realmente atenda às necessidades do lar.

“Qual é o espaço que tenho disponível?”, “quanto de espaço vou precisar?”, “o que desejo vivenciar nessa parte da casa?”, essas são algumas perguntas-chave para começar a colocar a ideia no papel. Planejamento é a base de qualquer projeto.

São muitas as possibilidades, de acordo com aquilo que faz você relaxar e se divertir nos momentos de descanso: churrasqueira, cantinho gourmet, forno para pizza, espaço de jogos, área zen ou quiosque, por exemplo. Independentemente do tamanho do espaço que você tem para transformar/idealizar o projeto, é possível criar uma área de lazer aconchegante, confortável e bonita.

Fizemos um checklist do planejamento para você seguir, confira:

  •  Se você já tem o imóvel e sabe onde será o espaço de lazer, tire as medidas de cada cantinho. Saber aproveitar bem os espaços é a solução para todo projeto de sucesso.
  • Defina o orçamento disponível para esse projeto. Ser realista com o quanto pode/deseja investir nesse momento é importante e evita frustrações ao longo da obra. É possível criar ambientes aconchegantes com os mais diversos valores, tomando decisões assertivas e planejando.
  • Faça uma lista com tudo que terá no espaço, ou seja, defina de forma clara o que deseja fazer e transmitir com esse ambiente. Isso vai auxiliar tanto na proposta da obra quanto na escolha dos móveis e decoração. A partir daí, não esqueça de fazer uma listinha com tudo aquilo que é essencial estar no projeto.

Agora que você tem o planejamento em mãos, é hora de pensar nos materiais para os seus espaços de lazer. Siga a leitura!

Pense nos materiais ideais

Pensar nos materiais adequados, tanto para a obra quanto para os móveis, vai evitar muitos estresses futuros. Então, lembre-se de considerar se seu espaço de lazer é interno ou externo, qual a incidência solar do local e o clima da sua região. Afinal, essas questões serão norteadoras.

Algumas outras questões também podem ser levadas em conta, como, por exemplo, a quantidade de pessoas que irá receber, se você tem um pet ou se é uma área destinada a crianças. 

Assim, se torna possível pensar no bem-estar de quem utilizará o espaço e na sua segurança. Também é uma maneira de facilitar a rotina depois do uso do local, prevendo a necessidade de tecidos impermeáveis nos estofados e telas de proteção quando houver janelas ou pisos mais fáceis de limpar.

Inclua a decoração no planejamento

A decoração em espaços de lazer faz toda a diferença para garantir aconchego, bem-estar e conforto. Já que esse é um espaço destinado a descanso e descontração, pensar em como os itens decorativos podem agregar nas experiências sensoriais costuma ser muito assertivo.

Então, não esqueça de que prever a decoração é parte do planejamento e não deve ser deixado para última hora. Para se inspirar, busque referências em sites como Pinterest, Dcoração ou Limãonágua, que compartilham diversas dicas e ambientes incríveis nas mais diversas propostas.

Apesar de cada pessoa ter seu estilo, existem alguns itens que são universais para construir ambientes confortáveis e agradáveis. Confira alguns itens que se encaixam em qualquer projeto e são indispensáveis:

  • Plantas e folhagens: ter verde no ambiente auxilia a tornar ele mais aconchegante e leve. Caso seu ambiente seja interno, pense em plantas que combinem com a decoração do espaço. Nos ambientes externos, é possível explorar o uso de árvores, trepadeiras, cerca viva, entre outros.
  •  Feng shui: essa técnica vai ajudar você a transformar seu ambiente em um espaço harmônico, simplesmente com a forma como posiciona os elementos da sua decoração. Pesquise e pense como colocar em prática!
  • Almofadas, pufes e tapetes: para criar uma atmosfera descontraída esses itens são uma ótima pedida. Futons, redes e sofás confortáveis também entram nessa lógica. Pense que é onde você vai passar boa parte do seu tempo de qualidade e abuse da criatividade.

Quer mais inspiração? Confira as tendências de decoração para o ano de 2022!

Considere o conforto e a funcionalidade dos espaços de lazer

A decoração de um espaço é responsável por transmitir diversas sensações, como já vimos até aqui. Ambientes com decoração planejada proporcionam charme, aconchego e beleza. Mas, claro, é necessário aliar essas características com funcionalidade, pois a decoração vai muito além da aparência.

Para que o ambiente garanta a comodidade tão sonhada, é importante levar em conta o espaço disponível, para que a escolha de móveis e itens decorativos seja funcional, sem gerar atrito com a boa circulação no ambiente. 

Analisar o espaço que precisa ter livre e a quantidade de pessoas que vão utilizar o ambiente são algumas das obrigatoriedades. Afinal, ter praticidade e comodidade nos momentos de lazer é indispensável, né?

Pensar essas questões evita problemas futuros, como, por exemplo, comprar móveis demais – de forma que transitar no ambiente seja difícil – ou móveis de menos – fazendo com que não haja espaço cômodo para as visitas. Chegar em um bom resultado, sem arrependimento, exige pesquisa, planejamento e estar aberto a eventuais mudanças de acordo com o espaço disponível.

Conheça os empreendimentos Damha

No seu espaço de lazer e em todos os cômodos da casa, viver em um empreendimento Damha garante conforto, funcionalidade e bem-estar. Isso porque cada empreendimento é pensado para garantir a qualidade de vida de seus moradores.

Um belo exemplo é o Villas Campo Grande que oferece casas prontas para morar, com oito modelos de projetos diferentes e o melhor padrão de acabamento. Entre as opções de personalização, é possível escolher por plantas térreas ou assobradadas, com até oito fachadas diferentes entre si e ampla variedade de cores e acabamentos. 

Além de tudo isso, temos também uma planta adaptada para pessoas com deficiência física. Esse condomínio inovador conta com 408 casas individuais e separadas, que vão proporcionar mais conforto às famílias.

O Villas Campo Grande possui ainda diversos espaços de lazer, como piscina, playground, quadra de vôlei de areia, quadra de tênis, quadra poliesportiva e campo de futebol, pista de caminhada, academia, salão de jogos, churrasqueira e salão de festas. Com tantas opções, seu espaço de lazer interno pode até mesmo ser mais íntimo, né?

Esse é um dos muitos empreendimentos Damha que você precisa conhecer. Construímos nossos empreendimentos com o melhor conceito urbanístico do Brasil, proporcionando experiências completas em termos de segurança, conforto e praticidade. 

Está em busca de um lugar para viver bem ou de oportunidades de investimento imobiliário? Converse com um de nossos consultores especializados!

Se você gostou desse conteúdo, confira também estes 3 artigos que separamos para você:

Esperamos ver você em breve!

Outros Posts

Condomínios horizontais: uma tendência no Brasil
Condomínios Damha

Condomínios horizontais: uma tendência no Brasil

Os condomínios horizontais são uma tendência de interesse no Brasil entre quase metade da população adulta, porque esse tipo de moradia alternativa é muito atrativa para quem segue um estilo de vida mais moderno, influenciado pelo regime de trabalho home office.

Comprar terreno em loteamento Damha
Dicas

[Guia] Cuidados ao comprar terreno em loteamento

Comprar lotes é um ótimo investimento, mas você precisa ter atenção para fugir dos riscos que podem surgir. Neste artigo, compartilhamos os cuidados necessários ao comprar um terreno em loteamento. Confira!