Como fazer paisagismo no jardim?

Como fazer paisagismo no jardim?

Compartilhe

Um bom paisagismo transforma os jardins em espaços funcionais extremamente agradáveis para passar o tempo. Por promover maior contato com a natureza, o jardim pode transmitir bem-estar e se tornar a área favorita da casa, sendo utilizado para os momentos de leitura, lazer, meditação, descanso ou conversas com amigos. Saiba como fazer paisagismo no jardim neste artigo! 

Tempo de leitura: 10 minutos.

Independentemente do tamanho da sua residência é possível criar espaços aconchegantes e belos. Para isso, basta planejar desde o princípio e criar soluções que otimizem os pontos positivos do seu ambiente, utilizando elementos como vasos, cadeiras, redes, enfeites, pedras, fontes e iluminação.

Neste artigo, vamos compartilhar dicas para tirar o seu jardim do papel e também contar algumas tendências que vão garantir inspiração. Continue a leitura para conferir!

Busque referências para o seu jardim

Existem diversas possibilidades de jardins, que podem se adaptar ao estilo de vida dos moradores da casa, como o jardim clássico, zen, rústico, romântico, contemporâneo, entre outros.

O primeiro passo, então, é definir qual combina mais com o ambiente e com o uso que será destinado. Depois de buscar boas referências para o seu jardim, você pode começar a planejar esse espaço verde que, certamente, irá proporcionar bons momentos.

Planeje todos os detalhes

Para fazer um bom paisagismo no jardim, você deve pensar em tudo o que engloba a sua concepção. Mais do que planejamento e organização das plantas, é necessário somar funcionalidade e beleza para compor um espaço agradável, com diversidade de vegetação e elementos que transmitem aconchego.

Portanto, pensar o que você deseja criar no todo, antes de iniciar o seu jardim, vai auxiliar a aproveitar melhor os espaços disponíveis e a criar composições que tornam a casa mais agradável.

Para iniciar este planejamento, confira a seguir alguns itens essenciais que farão muita diferença em seu jardim:

Diversidade de plantas

Combinar plantas para criar composições incríveis é uma das chaves do paisagismo no jardim. Além de pensar em qual será o viés estético do espaço, para definir as plantas que mais combinam, é necessário analisar o lugar do futuro jardim e suas características. 

Ou seja, pense na quantidade de luz, incidência solar, espaço para plantio, se tem sombra de árvores ou não, entre outras questões que possam interferir no cuidado com as plantas.

Elementos para somar

Se o jardim vai ser uma das áreas aconchegantes da casa, é válido pensar em formas de você aproveitar ele ao máximo, não é mesmo? Pense em bancos, móveis de jardins, cadeiras confortáveis, redes e pergolados, que podem proporcionar mais conforto nesse momento de interação com a área.

Fontes de água

Ouvir o som da água ou, simplesmente, enxergar ela tem efeito tranquilizante. A água também regula a umidade do ambiente. Então, analise seu espaço e reserve parte dele para uma fonte, um pequeno lago ou, até mesmo, espelhos d’água.

Luzes

Uma boa iluminação agrega mais beleza, além de otimizar a funcionalidade noturna. Pense em luzes baixas, coloridas, que otimizem a decoração do seu jardim e o deixe mais aconchegante.

Decoração

O aconchego e a intenção do ambiente devem se somar quando pensamos em decoração. Estar perto da natureza gera felicidade, então, esse espaço pode ser usado para potencializar as sensações positivas.

Pense em itens decorativos que auxiliem você a aproveitar o melhor do seu jardim, como estátuas, vasos, plaquinhas, vitrais e sinos dos ventos.

Vale lembrar que esse trabalho de concepção e planejamento de jardins pode ser realizado junto de profissionais especializados, garantindo o sucesso da obra.

Tendências de paisagismo no jardim para 2022

Quando falamos de decoração não estamos falando de algo permanente, pois ela evolui com as tendências da sociedade. O paisagismo no jardim, da mesma forma, se transforma com o passar do tempo.

Atualmente, o conforto e o bem-estar são as bases de um jardim agradável. O conceito de aconchego está em alta e, portanto, deve ser evidenciado nos detalhes.

Especialmente após esse período de distanciamento social, devido à Covid-19, o contato com a natureza teve sua importância evidenciada.

Cada vez mais, aproveitar espaços ao ar livre é um desejo na vida das pessoas. Desta forma, uma jardinagem mais orgânica, natural e sustentável tem conquistado atenção.

Alguns itens que são tendência e vão tornar seu jardim mais agradável são materiais naturais, como vasos e itens de cerâmica, vidro colorido, têxteis, ráfia e granito. 

Além desses itens, também se destacam paredes vivas, muros verdes e jardins verticais diferenciados, criando painéis verdes que agregam mais bem-estar.

Jardins contribuem para a saúde

As plantas, além do fator estético, agregam benefícios para a saúde, proporcionando bem-estar e reduzindo os níveis de estresse, tornando, assim, o cotidiano mais positivo. O contato com a natureza potencializa também a cognição mental e os níveis de atenção, sendo bom para a criatividade e o trabalho, além dos momentos de relaxamento.

Existem outros benefícios, como em relação à qualidade do ar, pois as plantas absorvem dióxido de carbono e geram oxigênio, o que aumenta a umidade. Além disso, mesmo os pequenos jardins colaboram com a biodiversidade. Por essas e outras razões, contar com um espaço verde em casa é tão importante.

Empreendimentos Damha: mais contato com a natureza

Quem conta com ambientes externos agradáveis tem a oportunidade de resgatar o convívio com a natureza e de otimizar sua qualidade de vida. Essa é uma das vantagens de morar em um Damha, pois nossos empreendimentos unem moradia, lazer, segurança e respeito ao meio ambiente.

Viver em um Damha é sinônimo de felicidade. Aqui você encontra um paisagismo que potencializa as sensações de aconchego, áreas de lazer que não abrem mão do verde nos entornos e espaço para você criar o jardim dos seus sonhos. 

Que tal conhecer nossos empreendimentos e descobrir lugares perfeitos para viver a sua rotina com qualidade? Conheça nossos empreendimentos e surpreenda-se!

Se você gostou dessa leitura sobre paisagismo no jardim, confira também estes artigos em nosso blog:

Esperamos ver você em breve por aqui. Até logo!

Outros Posts

melhores investimentos imobiliários
Investimento imobiliário

Melhores investimentos imobiliários: onde encontrar

A aquisição de terrenos e a aplicação em Fundos de Investimento Imobiliário (FII) vêm atraindo, cada vez mais, quem busca investimentos imobiliários com alta valorização e mais imunes às oscilações da economia. Clique no link para conhecer as vantagens e para saber como diminuir os riscos.